Há poder na oração feita de acordo com a Palavra de Deus. Neste estudo vamos tentar, à luz da Bíblia Sagrada, entender o quê as Escrituras realmente dizem sobre oração, a sua importância, como devemos orar, com que frequência, por quais motivos, quais os tipos de oração e outros…

Se você deseja orar de forma eficaz, da maneira que agrada a Deus e que produza efeitos na sua vida, observe cuidadosamente o que a Bíblia ensina e desfrute da comunhão com Deus.

Imagem fundo cordeiro e leão – 1 tessalonicenses 5:17 – Orem sem cessar
Orem sem cessar.
– 1 Tessalonicenses 5:17

1. O que é Oração?
Oração é conversar com Deus. Oração é a aproximação feita por aqueles que querem falar e ouvir o que o Senhor tem a dizer. Lembre-se, contudo, que Deus não é uma pessoa comum. Ele é o nosso Criador, o Deus todo poderoso, soberano sobre todo universo. E, apesar de tanta grandeza e santidade, decidiu se importar contigo e te ouvir. Se aproxime do Senhor reconhecendo suas próprias imperfeições. Ele é bondoso, misericordioso e ouve as orações.

Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.
– Tiago 4:8

2. Por que a oração é importante?
A oração é importante para desenvolver amor, comunhão e conhecimento de Deus, além de demonstrar nossa confiança, gratidão e obediência a Ele.

Como em qualquer relacionamento, a comunicação e interação são fundamentais quando se busca ter uma vida mais próxima do Senhor. Por meio da Bíblia, Deus fala conosco, e em Jesus Cristo manifestou claramente a sua vontade. Em resposta a isso, também nós precisamos falar com Deus, apresentar-lhe nossos pedidos, agradecimentos e interceder pelos outros.

Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.
– Salmos 139:4

3. Quais os benefícios da Oração?
Um dos grandes benefícios da oração é conhecermos melhor a Deus. Mas isso é apenas mais uma das muitas dádivas que chegam à vida de quem se dedica à oração:

Saber que Deus responde – Jeremias 33:3
Saber que Deus cuida – 1 Pedro 5:7
Saber que Deus livra dos medos – Salmos 34:4
Receber a paz que guarda a mente e coração – Filipenses 4:6-7
Receber misericórdia e graça nos momentos de necessidade – Hebreus 4:16
Imagem de uma criança orando, mãos unidas, ao fundo cerca de madeira – Versículo Tiago 5:16b
A oração de um justo é poderosa e eficaz.
– Tiago 5:16b

4. Quais são os tipos de oração na Bíblia?
A Bíblia descreve pelo menos 7 tipos de oração:

Oração de Louvor – “Assim, por meio de Jesus, ofereçamos um sacrifício constante de louvor a Deus, o fruto dos lábios que proclamam seu nome.” (Hebreus 13:15)
Oração de agradecimento, Ação de Graças – “dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5:20)
Oração de Confissão – “Confesso a minha iniquidade; entristeço-me por causa do meu pecado.” (Salmos 38:18)
Intercessão – oração pelas necessidades dos outros – “Quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o Senhor, deixando de orar por vocês.” (1 Samuel 12:23a)
Súplica, Oração pelas nossas próprias necessidades – “Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá. Ele não os repreenderá por pedirem.” (Tiago 1:5)
Oração por socorro, Clamor – “Clamo a Deus por socorro; clamo a Deus que me escute.” (Salmos 77:1)
Oração de Lamento, lamentação – “Derramo diante dele o meu lamento; a ele apresento a minha angústia. (Salmos 142:2)
5. Se Deus já sabe tudo, por que precisamos orar?
Sim, Deus conhece todas as coisas, mesmo antes de falarmos. Ainda assim, Ele quer que oremos a respeito de tudo na vida. Orar não é simplesmente tornar algo conhecido a Deus, mas revela nossa obediência e dependência ao Senhor. A oração torna-nos conscientes da necessidade que temos de Deus e da confiança que Ele pode responder, conforme a Sua vontade.

A bondade e misericórdia do Senhor estão disponíveis aos que creem. Quando clamamos com fé, muitos recursos que precisamos tornam-se acessíveis pela graça de Jesus Cristo. A oração move-nos para mais perto de Deus.

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens;
– 1 Timóteo 2:1

6. Quanto tempo devo orar?
A Bíblia não estipula quanto tempo específico devemos dedicar à oração. Mas nos orienta a orar em todo tempo:

Orem continuamente.
– 1 Tessalonicenses 5:17

Na Bíblia encontramos muitos exemplos de pessoas, como Jesus, Daniel, Moisés e Josué que costumavam orar com frequência. Certamente essa prática fez toda a diferença em suas vidas. Assim, aprendemos que a oração deve ser constante na vida do cristão. Precisamos passar todo o dia com uma atitude de adoração, buscando a Deus, agradecendo e intercedendo pelos outros.

7. Como devemos orar?
A Bíblia nos ensina que as nossas orações devem ser:

Dirigidas a Deus (Pai, Filho, Espírito Santo). Não devemos orar a anjos, a imagens, nem a santos. (Salmos 65:2, Lucas 11:2)
Feitas em nome de Jesus Cristo. Ele é o nosso mediador (João 16:24)
Feitas com fé, crendo que Deus existe e abençoa a quem O busca (Hebreus 11:6).
Pelos motivos certos, com um coração reto, sem segundas intenções (Tiago 4:3).
Feitas com humildade, amor, derramando o coração diante de Deus (Salmos 62:8).
Breves (Eclesiastes 5:2) e evitando vãs repetições (Mateus 6:7).
Feitas individualmente em secreto (Mateus 6:6) ou em público na comunidade (Mateus 18:19).
Seguir o modelo de Jesus: 1. Glorificar a Deus, crescimento do Reino de Deus, para ser feita a Sua vontade, 2. Pão (necessidades básicas), Perdão e Proteção (Mateus 6:5-15)