cenipa-deve-investigar-o-que-causou-queda-de-aviao-em-rio-no-acre
Cenipa deve investigar o que causou queda de avião em rio no Acre


Avião caiu no Rio Tarauacá nesta segunda-feira (20) e tinha capacidade para transportar duas pessoas, mas levava três. Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos disse que equipe foi acionada no mesmo dia. Avião de pequeno porte levava três pessoas, sendo um passageiro, o piloto e copiloto
Reprodução
Uma equipe do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII) deve investigar o que ocasionou a queda de avião em Tarauacá, no interior do Acre, na última segunda-feira (20).
A aeronave, modelo Cessna Aircraft 150H, foi fabricada em 1968 e caiu no Rio Tarauacá, na região do Tarauacá/Envira, e tinha três pessoas a bordo: o piloto, o copiloto e um passageiro. Ninguém morreu e até a última atualização desta reportagem, somente o passageiro, identificado como Genésio Rodrigues de Olinda, quebrou o nariz e foi internado no Hospital Dr. Sansão Gomes, no município.
LEIA TAMBÉM:
Acre registrou duas quedas de aeronaves com superlotação em menos de três meses
Em nota enviada ao g1, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), localizado em Manaus (AM), afirmou que os investigadores foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.
“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, complementou.
O Cenipa frisou ainda que o posicionamento do órgão se dá somente a partir do fim das investigações, já que o objetivo, segundo eles, é de prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.
“A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, garantiu.
Queda
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave tem capacidade para transportar duas pessoas, mas levava três. A situação do avião é considerada regular.
No entanto, ainda de acordo com a Anac, a aeronave não tem autorização para fazer táxi aéreo. Não há informação se era esse tipo de voo que era feito no momento da queda, que ocorreu próximo à Fazenda Santa Luzia. Ninguém morreu e o governo do estado publicou uma nota afirmando que está prestando o apoio necessário aos feridos.
Aeronave foi retirada do rio com ajuda de moradores e mergulhadores do Corpo de Bombeiros
O local onde a aeronave caiu fica a duas horas de distância da área urbana. Na tarde de segunda, bombeiros e populares retiraram a aeronave da água.
Um vídeo que viralizou nas redes sociais [veja acima] mostra mergulhadores dos bombeiros e alguns moradores ajudando na remoção. Em contato com o comando do Corpo de Bombeiros de Tarauacá, o tenente R. Cavalcante informou que aguardava o retorno da equipe do local do acidente para saber mais informações sobre o ocorrido.
As informações completas devem ser inseridas em um relatório.
Avião foi retirado da água com ajuda de populares
Arquivo pessoal
Reveja os telejornais do Acre