programa-cnh-social-tem-mais-de-40-mil-inscricoes-no-acre;-prazo-encerrou-no-ultimo-dia-21
Programa CNH Social tem mais de 40 mil inscrições no Acre; prazo encerrou no último dia 21


Projeto visa a emissão gratuita carteiras de habilitação para pessoas de baixa renda. Serão disponibilizadas cinco mil vagas nas modalidades: urbana, rural e estudantil. CNH Social teve mais de 40 mil inscrições em 2024
Thalles André
O programa CNH Social teve 40.475 pessoas inscritas entre 22 de abril e o dia 21 de maio, quando encerrou prazo. A ação do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) visa a emissão gratuita de carteiras de habilitação para pessoas de baixa renda.
LEIA MAIS
Mais de 20 mil pessoas se inscreveram no Programa CNH Social em dois dias no Acre
Regras do ‘CNH Social 2024’ que vai oferecer cinco mil vagas a pessoas de baixa renda são divulgadas
Com quase 30 mil inscritos, lista de selecionados no Programa CNH Social deve sair em 60 dias
CNH Social: Resultado final de selecionados no programa é publicado no Diário Oficial
CNH Social: 1º dia de cadastro tem quase 600 atendimentos no Acre
“Alcançamos o objetivo, que era superar a quantidade de inscrições do último programa de 2023. Ano passado foram um pouco mais de 30 mil e esse ano a gente superou com mais de 40 mil inscrições. São pessoas de baixa renda que a gente esperava alcançar essa meta de uma maior quantidade que o ano passado”, afirmou Anderson Castro, diretor de Operações Detran-AC.
Apesar do alto índice de inscritos, a edição 2024, deve disponibilizar apenas cinco mil vagas nas modalidades: urbana, rural e estudantil, sendo 5% delas destinadas a pessoas com deficiência. Segundo o governo, mais de 22 mil pessoas devem ser beneficiadas pelo programa até 2026.
Taynara Martins, presidente do Detran-AC, explica que o programa deve atender os 22 municípios do Acre. “Há critérios de desempate, o primeiro é quem for de mais baixa renda. Na CNH estudantil, por exemplo, são levados em consideração alguns critérios; na CNH urbana, outros e, na CNH rural, principalmente, as pessoas só conseguem se inscrever e serem selecionados se forem da zona rural”, explica.
No momento da inscrição, o candidato poderia concorrer a apenas uma categoria, que são: habilitação gratuita nas categorias A ou B, ou ainda adição de categorias A ou B, além da possibilidade de mudança da categoria B para D, opção em que o número da CNH, válida, devia ser informado no momento da inscrição.
Os interessados deviam ainda estar inscritos no CadÚnico e ativos há, pelo menos, quatro meses; ter idade igual ou superior a 18 anos; e saber ler e escrever.
VÍDEOS: g1
d