Medição chegou a 2,88 metros na última sexta-feira (17), sendo a menor marca para o período em Rio Branco. Nesta terça (21), manancial mediu 3,58 metros. Nível do Rio Acre segue baixando na capital Rio Branco
João Cardoso/Rede Amazônica Acre
O nível do Rio Acre continua oscilando e preocupa, já que o manancial ainda segue abaixo dos 4 metros em Rio Branco. Nesta terça-feira (21), a Defesa Civil de Rio Branco apontou que a medição atual está em 3,58 metros. No entanto, na semana passada, o rio chegou a ficar abaixo dos dois metros.
A medição em questão, de 2,88 metros, foi marcada na última sexta (17), o que seria menor ainda que a marca registrada de 3,15 metros, na última quarta (15), a mais baixa nos últimos 10 anos.
LEIA MAIS:
Rio Acre registra o menor nível dos últimos dez anos para maio em Rio Branco; enchente histórica fez água transbordar há 3 meses
Com Rio Acre abaixo dos sete metros, especialista diz que ‘La Niña’ pode manter estiagem dentro do normal
Da seca extrema à cheia histórica: entenda os fatores climáticos que fazem o Acre viver nova emergência
Que efeitos o El Niño trouxe e o que esperar de La Niña nos próximos meses
A situação contrasta com a vivenciada entre fevereiro e março, quando o Acre passou pela segunda maior enchente de sua história desde 1971, ano em que a medição começou a ser feita. Na época, a inundação provocada pelo Rio Acre fez com que mais de 11 mil pessoas deixassem suas casas. Agora os acreanos vivem o contrário da cheia.
Na última semana, as medições oscilaram, porém o nível do Rio Acre não subiu mais do que 3,66 metros. Veja abaixo:
Na quarta-feira (15), o manancial atingiu 3,15 metros, o que seria menor marca registrada no mês nos últimos 10 anos, porém foi superada na sexta (17).
Conforme balanço da Defesa Civil Municipal, na mesma época no ano anterior, o rio marcava 7,27 metros. Veja abaixo a medição no mesmo período nos últimos 10 anos.
Medição do Rio Acre desde 2015
Abaixo da média
Ainda segundo o órgão municipal, a média para esse período seria de pelo menos 5,63 metros. O ano em que o manancial apresentou menor marca, antes de 2024, foi em setembro de 2022 quando marcou 1,25 metro. Naquele ano, o rio já estava abaixo dos quatro metros no mês de maio.
O mesmo quadro foi observado em 2016, em maio daquele ano o nível do rio estava em 3,75 metros e em 17 de setembro atingiu a menor cota histórica até então, 1,30 metro.
“Este ano estamos muito mais baixos ainda. A previsão é de que se não houver chuvas nos próximos dias, vamos ter um colapso de água. O nível do rio está baixo porque choveu pouco esse mês. Choveu apenas dois dias esse mês e cada dia o nível baixa mais”, explicou o coordenador do órgão, tenente-coronel José Glácio Marques de Souza.
Rio Acre marca 3,35 metros nesta terça-feira (14)
João Cardoso/Rede Amazônica Acre
Caso não chova nos próximos dias, a previsão é que o nível continue diminuindo e fique abaixo dos três metros no mês de maio. O coronel destacou ainda que houve apenas duas chuvas significativas em Rio Branco durante os 14 primeiros dias do mês: a primeira no dia 4 e a segunda no dia 5.
A Defesa Civil de Rio Branco confirmou que um plano de contingência de escassez hídrica está pronto para ser colocado em prática. Contudo, detalhes sobre quais medidas fazem parte do plano não foram divulgados.
Nível do rio chegou a 17,89 metros em março de 2024
Eldérico Silva/ Rede Amazônica
Reveja os telejornais do Acre