uniao-reconhece-emergencia-de-rio-branco-pelas-enxurradas-de-fevereiro-deste-ano
União reconhece emergência de Rio Branco pelas enxurradas de fevereiro deste ano


Rio Branco enfrentou segunda maior enchente da história em 2024. Outras quatro cidades brasileiras tiveram decretos reconhecidos. Rio Branco enfrentou segunda maior enchente de sua história
Quésia Melo/Rede Amazônica
O decreto de situação de emergência de Rio Branco por conta das enxurradas de fevereiro deste ano foi reconhecido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. A portaria nº 1.815 foi publicada no diário oficial da União desta sexta-feira (24).
👉🏼Contexto: Rio Branco enfrentou a segunda maior enchente de sua história em 2024, desde que a medição começou a ser feita em 1971. O nível do Rio Acre chegou a 17,89 metros no dia 6 de março. A enchente durou entre o final de fevereiro e o começo de março. No mesmo período, outras 18 cidades do Acre também enfrentaram cheias históricas e algumas, como Brasiléia e Jordão, chegaram a decretar calamidade pública. Mais de 100 mil pessoas foram afetadas em todo o estado.
Leia mais
Da seca extrema à cheia histórica: entenda os fatores climáticos que fazem o Acre viver nova emergência
Governo decreta alerta por conta das chuvas no AC e dois municípios estão em situação de emergência
Sobe para 19 nº de cidades em emergência por causa da cheia de rios e igarapés no Acre
O documento reconhecido pelo governo federal agora foi assinado pela Prefeitura de Rio Branco no dia 26 de fevereiro. Na ocasião, a administração municipal declarou ‘situação anormal’ por conta das enxurradas que provocaram um aumento repentino nos níveis dos igarapés. Na mesma época, o governo do estado também já havia decretado emergência em 17 cidades, incluindo a capital. Esse decreto já havia sido reconhecido na ocasião pela União.
De acordo com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, responsável pela Defesa Civil Nacional, com o reconhecimento do decreto, as cidades que estão em situação de emergência podem solicitar recursos para compra de cestas básicas e água potável.
Além de Rio Branco, outras quatro cidades brasileiras também tiveram seus decretos de emergência por causa de enxurradas e enchentes reconhecidos: Bom Jesus e Lagoa Vermelha no Rio Grande do Sul, Praia Grande em Santa Catarina e Venha-Ver no Rio Grande do Norte. Já as cidades gaúchas de Itaara e Alvorada foram reconhecidas pelo status de calamidade pública.
Mais de 100 mil pessoas foram afetados pelas enchentes em todo o estado
Júnior Andrade/Rede Amazônica
Vídeos:g1