video-mostra-briga-durante-cavalgada-em-cidade-no-interior-do-acre
Vídeo mostra briga durante cavalgada em cidade no interior do Acre


Briga aconteceu durante festividades de comemoração aos 47 anos da cidade de Mâncio Lima, no último domingo (26). Confusão foi registrada na cavalgada em Mâncio Lima, interior do Acre
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra uma briga que aconteceu durante a cavalgada que ocorreu no último domingo (26), na cidade de Mâncio Lima, no interior do Acre. O evento faz parte da programação de comemoração do aniversário de 47 anos da cidade. A prefeitura do município disse que a confusão foi uma situação pontual causada pela ingestão de álcool e que ninguém foi preso por conta do ocorrido. (Confira o vídeo acima)
LEIA MAIS:
Ex-militar é morto a facadas durante festa de município no interior do Acre
Mâncio Lima comemora 47 anos com cavalgada, rodeio e show nacional; veja programação
De acordo com a prefeitura, a cavalgada foi ‘tranquila’ e contou com participação dos moradores da cidade. É estimado que cinco mil pessoas tenham comparecido ao evento.
“Essas confusões que aconteceram foram relacionadas à bebedeira. As pessoas não ficaram feridas e não precisaram ser presas. Nenhuma pessoa precisou ser conduzida para a delegacia, não foi registrada nenhuma prisão, nem um boletim de ocorrência, nem um acidente”, afirma a prefeitura.
Ainda segundo a prefeitura de Mâncio Lima, o caso do ex-militar das Forças Armadas, Rodrigo Martins da Silva, de 25 anos, morto a facadas na madrugada desta segunda-feira (27) em Mâncio Lima, durante as festividades do aniversário do município, aconteceu após as comemorações. O órgão público diz que a fatalidade aconteceu às 3 horas da manhã, horário que todos os eventos já haviam acabado.
“Ele tinha sido colocado para fora do local do evento duas vezes. Os nossos seguranças particulares estavam lá, garantiram a segurança. Esse fato que aconteceu foi três horas da manhã, nosso evento se encerrou duas horas. Então, dentro do local, não foi. Foi nas imediações do rodeio sim, mas não estava mais acontecendo nenhuma festa, não estava mais tendo atividade nenhuma”, explica a prefeitura.
Festividade
A cidade de Mâncio Lima, distante 667 km de Rio Branco, iniciou na última quinta-feira (23) a programação para comemorar os 47 anos da cidade. Os eventos se estendem até dia 30 de maio, que é o dia do aniversário do município, e contam com show gospel, show nacional, cavalgada e rodeio [confira a programação completa abaixo].
Show do cantor Vitor Fernandes é uma das atrações de comemoração de aniversário da cidade
Reprodução/Instagram
De acordo com a prefeitura da cidade, a expectativa de público para o show principal do cantor Vitor Fernandes, que acontece na quarta-feira (29), deve reunir 20 mil pessoas. Já a cavalgada que acontece no domingo (26), tem a estimativa de cinco mil pessoas.
Ainda segundo a prefeitura, outro dia em que o público comparece é nos dias de rodeios, iniciaram nesta sexta-feira (24). Ângela Valente, prefeita em exercício, ressalta a importância de todos os envolvidos na organização dos eventos que devem durar oito dias.
“A nossa equipe está trabalhando imensamente com muito esforço, muita dedicação e muito carinho. Quero aproveitar e agradecer a nossa equipe e nossos parceiros, porque fazer um evento de 8 dias, não é fácil, numa cidade pequena como Mâncio Lima, mas com o empenho deles está saindo tudo a contento. Cada dia temos um ponto alto na nossa programação”, comenta.
A prefeita diz que o tópico ‘segurança’ foi o mais pensado para os dias de comemoração. “A nossa expectativa é que tudo transcorra de forma ordeira, em paz e com segurança. Pensamos em todos os detalhes, principalmente o item segurança, o item bem-estar animal e os itens ambientais”, afirma.
Mâncio Lima inicia comemorações dos 47 anos de emancipação política nesta sexta-feira (24)
Asscom/Prefeitura Mâncio Lima
Programação:
27/05 (Segunda-feira)
08h – Hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal – Local: Praça São Sebastião, Bairro: Centro
08h30 – Torneio de Voleibol masculino e feminino – Local: Complexo esportivo Totão
18h – Abertura dos portões – Local: Complexo esportivo Totão
19h – Abertura oficial da Expo Mâncio Lima 2024.
20h – Show gospel Gerson Rufino
00h – Encerramento das atividades
28/05 (Terça-feira)
08h – Hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal – Local: Praça São Sebastião, Bairro: Centro
17h – Sessão solene da Câmara de Vereadores em homenagem ao 47º aniversário de Mâncio Lima – Local: Colégio Pe. Edson de Oliveira Dantas
18h – Abertura dos portões para a segunda noite de Expo Mâncio Lima 2024 – Local: Complexo esportivo Totão
19h – Apresentações culturais: Dj Jhonatam Nascimento, Grupo Pagode Maior, Cantor Kaluzinho, Rafael do Piseiro, Ulisses Batista e Cantor Aderban Silva
03h – Encerramento das atividades
29/05 (Quarta-feira)
08h – Hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal – Local: Praça São Sebastião, Bairro: Centro
17h – Final do campeonato de futebol master – Local: Complexo esportivo Totão
20h – Última noite Expo Mâncio Lima – Show Nacional: Vitor Fernandes
22h – Apresentações artísticas regionais: Alcicléia Mendonça, Geinison Rocha e Bruno Barros e cantora Adriele
02h – Encerramento
30/05 (Quinta-feira)
07h30 – 30ª corrida pedestre governador Edmundo Pinto – Local da largada masculina e feminina: Entrada dos virgíneos – Chegada: Praça São Francisco, Bairro: São Francisco
15h30 – Hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal – Local: Praça São Sebastião, Bairro: Centro
16h36 – Desfile cívico, militar, Secretarias municipais e instituições privadas – Local: Praça São Sebastião, Bairro: Centro
20h – Encerramento das atividades em alusão ao 47º aniversário de Mâncio Lima
Mâncio Lima é a cidade mais ocidental do Brasil
Jhonatas Fabrício/Arquivo pessoal
Mâncio Lima
A cidade é conhecida por ser o município mais ocidental do Brasil, abrigando o ponto extremo oeste do território brasileiro na nascente do rio Moa, situada na fronteira com o Peru. É também o município brasileiro mais distante em linha reta da capital federal Brasília.
Entre Mâncio Lima e Brasília, à distância em linha reta é de aproximadamente 2.870 km. O Município ainda faz fronteira com a cidade de Pucalpa no Peru, distante cerca de 190 km.
Inicialmente, em 1899, a cidade era denominada como “Japiim”, quando o cearense Mâncio Agostinho Rodrigues de Lima chegou ao local trazendo com ele um grupo de nordestinos. Em 14 de maio de 1976, Mâncio Lima foi elevada oficialmente a categoria de município.
Porém apenas em 30 de maio de 1977, Mâncio Lima conquistou a sua autonomia e emancipação, por isso o aniversário da cidade é comemorado nesta data.
Nascente do Rio Moa e e Serra do Moa são localizados em Mâncio Lima
Paulo Roberto Parente/Arquivo pessoal
VÍDEOS: g1