Nona edição da exposição é realizada até o próximo domingo (9), no Horto Florestal em Rio Branco. Cerca de 20 mil visitantes são esperados na feira. Feira Ecoflores acontece em Rio Branco até domingo (9)
Reprodução/Rede Amazônica
Iniciou nesta quarta-feira (5) a 9ª edição da EcoFlores, feira de economia solidária, popular e da agricultura familiar, no Horto Florestal, em Rio Branco. A exposição reúne 150 expositores do Brasil, Peru e Bolívia até o próximo domingo (9).
A ação conta com o apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete). (Confira a programação completa abaixo)
LEIA MAIS:
Em Rio Branco, 3ª edição da Eco Flores quer gerar lucros de mais de R$ 45 mil em vendas
I Feira de Ecoflores espera até 5 mil visitantes em Rio Branco
Durante a abertura do evento, foi realizado um seminário internacional com o tema “Promovendo a sustentabilidade social através da economia solidária, popular e agricultura familiar”, para fortalecer, divulgar e valorizar os empreendimentos produtivos por meio de políticas de desenvolvimento sustentável.
O evento é uma realização da Central das Cooperativas de Empreendimentos da Economia Solidária (Unisol Brasil), do Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/Sescoop) e Rede Ecocidadania (Reaja).
A feira é uma oportunidade de promover a sustentabilidade social, apresentando produtos e empreendimentos de diversos segmentos, incluindo a agricultura familiar, artesanato, jardinagem, alimentação, economia criativa, artistas plásticos, móveis, cerâmica e brinquedos.
Produtos variados podem ser encontrados na Ecoflores até o dia 9 de junho
Alice Leão
Carlos Omar, coordenador do evento, estima que o local receba cerca de 20 mil visitantes durante os cinco dias. “Queremos trazer essa reflexão sobre a sustentabilidade, pra dentro da cooperativa, pra dentro da associação, pra dentro do pequeno empreendimento, pra dentro do conceito de valores”, explicou.
O presidente da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil), Arildo Mota, diz que a feira é uma oportunidade. “É um momento também de você vislumbrar, de você dialogar. Além de falar dos seus produtos, você conversa com outros colegas, pergunta qual que é a dificuldade ou aonde estão avançando mais”, comenta.
A aposentada Elza Silva de Brito garante que as plantas fazem as pessoas esquecerem os problemas. “Você vai lá, você vê aquela plantinha saindo e crescendo, nasce e vai se desenvolvendo e se tornando mais bonita conforme o tempo passa. Cada plantinha transmite paz. Conversa com as plantas, que os problemas diminuem 50%”, declara.
Programação:
Quarta-feira a domingo – 5 a 9 de junho
8h-18h – Secretaria Municipal de Educação
Apresentação do Projeto Empreendedorismo (exposição da produção de hortaliças, plantas medicinais, reutilização de vasos para cultivo)
Apresentação do projeto Saúde na Escola, com a equipe multidisciplinar e exposição dos equipamentos de primeiros-socorros disponibilizados para salvar vidas nas escolas
Exposição de equipamentos tecnológicos: data-show, tela de projeção, estação de trabalho, tablets, notebooks, chromebooks
Jogos Educativos em MDF para crianças com necessidades especiais
Encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB)
Quinta-feira – 6 de junho
9h-12h: oficina “Impactos ambientais dos resíduos sólidos”, no Horto Florestal. Responsável: Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Sete)
14h: reunião interinstitucional no Auditório da OCB/Sescoop. Responsável: Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho (Senaes/MTE)
14h30-18h: oficina “Compostagem, transformando resíduos orgânicos em adubo”, no Horto Florestal. Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia)
18h: encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB)
Sexta-feira – 7 de junho
8h-12h: Oficina temática da agricultura familiar e economia solidária, no Horto Florestal, com o tema “Explorando oportunidades: a contribuição do Ifac Transacreana para a comunidade através dos cursos e serviços”
Conab – Alessandra Ferraz Cavalcante – superintendente da Regional da Conab no Acre (Tema: programas e políticas públicas executadas pela Conab)
Embrapa – Bruno Pena Carvalho, chefe geral da Embrapa (Tema : Tecnologias para a Agricultura Familiar)
Ifac – Matsunaga Paulo de Oliveira Sekiguchi – professor da Área de Matemática e diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Ifac Campus Transacreana
18h Encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB)
Sábado – 8 de junho
9h – 12h: Oficina “Empreendedorismo e possibilidades de incubação”, no Horto Florestal. Responsável: professora Gabriela Cunha de Oliveira (Ifac)
18h: Encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB)
*Colaborou o repórter Júnior Andrade, da Rede Amazônica Acre.
ECOFLORES | Feira inicia nesta quarta-feira e vai até domingo no Horto Florestal
VÍDEOS: g1