Felino carnívoro também é conhecido como gato-do-mato e é da família dos Felídeos, que inclui tigres, leões, onças-pintadas e leopardos. Animal foi encontrado em Xapuri nesta quinta-feira (20). Jaguatirica é capturada em quintal de residência no interior do Acre
Uma jaguatirica foi capturada na madrugada desta quinta-feira (20), no quintal de uma residência, na rua João Barbosa, Bairro Centro, no município de Xapuri, distante 187 km de Rio Branco. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, eles foram acionados para capturar uma onça, porém ao chegarem no local, verificaram que se tratava de outro felino.
O momento da captura e da soltura foram registrados pela guarnição e o vídeo foi postado nas redes sociais da corporação. (Veja o vídeo acima)
LEIA MAIS:
Jaguatirica é resgatada com pata quebrada em rodovia do AC e levada para centro de tratamento
Filhote de jaguatirica que era alimentado por morador é resgatado no interior do Acre
Jaguatirica invade residencial e é resgatada pelos bombeiros em bairro de Rio Branco
Segundo a ocorrência, o animal não estava agressivo e se encontrava em cima de uma árvore de, aproximadamente, quatro metros de altura. Foi utilizado um equipamento chamado cambão, para retirar a jaguatirica do alto e capturá-la.
Com o animal no chão, foi feita a imobilização, ele foi colocado em uma caixa de captura e, posteriormente, encaminhado para a soltura em seu habitat natural, em região de floresta.
Jaguatirica
A jaguatirica, também conhecida como gato-do-mato ou ocelote, jacatirica, maracajá e maracajá-açu, é um felino selvagem que ocorre na Mata Atlântica e em outras regiões das Américas. É caracterizado por sua pelagem de coloração amarelada ou acinzentada, marcada por manchas escuras que variam em formato e tamanho.
É uma espécie de mamífero carnívoro pertencente à família dos felídeos, sendo um dos dez representantes do gênero Leopardus. Trata-se de um animal solitário e noturno, ou seja, ele dorme de dia e à noite sai para caçar. Embora possa ser encontrada caçando de dia.
No que diz respeito à sua morfologia, a jaguatirica apresenta características adaptadas para a vida na selva. É um felídeo de porte médio, com 72,6 a 100 centímetros de comprimento e peso entre 7 e 15,5 quilos.
Suas patas curtas e robustas, equipadas com garras retráteis, permitem uma locomoção ágil e eficaz na densa vegetação. Além disso, sua audição apurada e olhos grandes proporcionam uma excelente visão noturna, características essenciais para caçar presas como roedores, aves e até mesmo pequenos cervos.
Jaguatirica foi capturada no interior do Acre
Asscom/CBMAC
VÍDEOS: g1