Seis profissionais, entre dois enfermeiros, dois médicos e dois técnicos, começaram uma missão exploratória nessa segunda-feira (1), segundo o Ministério da Saúde. Além de atender indígenas moradores de áreas de difícil acesso, equipes farão diagnóstico da situação epidemiológica na região. Seis profissionais da Força Nacional do SUS irão atuar em comunidades indígenas no interior do Acre
Arquivo/Ministério da Saúde
Após um pedido da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) enviou uma equipe para apoiar o atendimento a comunidades indígenas no interior do estado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), seis profissionais, entre dois enfermeiros, dois médicos e dois técnicos começaram uma missão exploratória nessa segunda-feira (1).
LEIA TAMBÉM:
Acre confirma mais de 2,5 mil casos de dengue no 1º semestre de 2024, aponta boletim
Ainda conforme o ministério, as equipes atuarão, inicialmente, nas comunidades Jaminawa e Manchineri, que reúnem cerca de 21 mil moradores na região do município de Assis Brasil, no interior do Acre.
A pasta também informou que no dia 26 de junho, a Sesacre solicitou apoio por conta do aumento de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e casos de diarreia nestas comunidades.
“Além dos atendimentos, será feito o diagnóstico vivo da situação no local. O aumento expressivo das doenças têm causado óbitos de crianças e idosos”, informou o órgão.
O g1 tentou obter dados sobre a incidência das doenças em comunidades indígenas que serão atendidas pela força nacional do SUS, mas nem a Sesacre nem o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Alto Rio Purus conseguiram repassar os números.
Servidores da Saúde são treinados para uso da tafenoquina contra malária no Juruá
Além do pedido de apoio ao MS, a Sesacre organizou um curso de suporte avançado para atendimento a casos de SRAGs, destinado a profissionais de saúde do Dsei ARP.
Na ação, profissionais do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) foram orientados para lidar com situações de média e alta complexidade. Também foram doados insumos e medicamentos para atuação nestes locais.
Reveja os telejornais do Acre