Inscrições podem ser feitas no Crie de Cruzeiro do Sul, edifício Barão do Rio Branco, até o dia 9 de julho. Evento ocorre na Expoacre Juruá, em 3 de agosto. No ano passado, 500 casais fizeram inscrição para participar do Casamento Coletivo na Expoacre Juruá 2023
José Caminha/Secom AC
💍 Essa é para os casais apaixonados de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre! Mais uma edição do Casamento Coletivo, do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), ocorrerá no município no próximo dia 3 de agosto, no Parque de Exposição, durante a Expoacre Juruá. No total, são 400 vagas para os pombinhos do Vale do Juruá.
As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (3) no Centro de Referência em Inovação para Educação (Crie) de Cruzeiro do Sul, edifício Barão do Rio Branco, ao lado dos Correios, das 8h às 14h. Os interessados podem procurar o local também nos dias 4, 5, 8 e 9 de julho, ou até completar a quantidade de vagas.
O Casamento Coletivo faz parte do Projeto Cidadão, programa social do Poder Judiciário do Acre executado há mais de 30 anos. Os noivos devem levar os documentos abaixo no momento da inscrição:
Noivos solteiros: Certidão de Nascimento original (legível e sem rasura), comprovante de endereço, RG e CPF (original e cópia).
Noivos divorciados: Certidão de Casamento original com Averbação do Divórcio (legível sem rasura), cópia do processo ou sentença do divórcio (parte referente à partilha de bens), comprovante de endereço, RG e CPF (original e cópia).
Noivos menores de idade (entre 16 a 18 anos incompletos): Certidão de Nascimento original (legível e sem rasura), comprovante de endereço, presença dos pais portando RG e CPF (original e cópia). Em caso de responsáveis falecidos, apresentar Certidão de Óbito. Em caso de pais ausentes, apresentar consentimento por escrito do responsável.
No ano passado, na Expoacre Juruá 2023, também teve muito amor e emoção na edição do Casamento Coletivo. A chuva chegou a atrasar a cerimônia, mas os 500 casais inscritos disseram “sim” na Arena do Juruá.
Projeto Cidadão oficializa a união de 97 casais durante ação no bairro Calafate em Rio Branco
Mais de 100 casais dizem ‘sim’ durante casamento coletivo em cidade do Acre
A presidente do TJ-AC, desembargadora Regina Ferrari, ressaltou na época que o projeto Casamento Coletivo busca legitimar casamentos que, muitas vezes, já existem há muito tempo. Ela deseja que os casais possam contribuir com a construção de uma sociedade mais próspera.
“Família é um projeto do estado, e também de Deus. Então, hoje a gente legitima e regulariza a situação de vários casais, que inclusive já vivem há muito tempo juntos. E o que a gente pede é para que essas famílias possam exercer seu papel de família verdadeira, possa criar seus filhos no amor, na paz, na bondade, porque só assim nós construiremos uma sociedade mais próspera”, avalia.
O Projeto Cidadão é organizado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e tem o apoio do Fundo Especial de Compensação (Fecom), da serventia extrajudicial da Comarca, da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/AC), prefeitura do município e governo do Acre.
Reveja os telejornais do Acre