Avó percebeu que o neto salivava muito e estava engasgado e avisou aos pais. No Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, médicos fizeram raio-X e viram o objeto no intestino da criança. Caso ocorreu nesta segunda (1º) e menino foi liberado após procedimento. Criança de 3 anos vai parar no hospital após engolir prego no Acre
Uma criança de apenas 3 anos foi levada ao Pronto-Socorro do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, após engolir um prego. Os pais desconfiaram que o filho, que tem transtorno do espectro autista (TEA), tinha engolido o objeto e foram à emergência da unidade de saúde na manhã desta segunda-feira (1º).
Por meio de um exame de raio-X, os médicos confirmaram que havia um prego no estômago da criança e a submeteram a jejum para que fosse feita uma endoscopia. O exame foi realizado no final da tarde, com a criança sedada.
Ela foi liberada logo após passar o efeito da sedação. O médico cirurgião Marlon Holanda, que foi acionado para fazer a retirada do objeto, contou ao g1 que o prego estava torto e tinha cerca de cinco centímetros.
“A avó viu ele salivando muito, estava engasgado e falou com a mãe dele. Levaram no hospital, fizeram o raio-X e viram o prego. Ele tinha acabado de tomar café, então, esperamos o jejum para retirar. Fiz a endoscopia à tarde”, confirmou o médico.
Ainda segundo o especialista, com o passar das horas, o prego acabou indo parar no intestino do menino. Holanda destacou que o procedimento foi feito com bastante cautela para não causar uma perfuração no órgão.
“Puxei para o estômago, depois para o esôfago e consegui retirar pela boca. Deu um pouquinho de trabalho porque estava no intestino. O maior risco era perfurar e ter que abrir a barriga para retirar o prego e colocar pontos no intestino. Existia o risco de perfurar tanto o estômago como o intestino, mas não chegou a perfurar”, disse.
O médico acrescentou que a criança não chegou a reclamar de dor. “O anestesista anestesiou ele e, quando se recuperou, já foi liberado para casa. Foi aconselhado a comer só verduras”, brincou.
Criança estava com prego no intestino
Reprodução
Orientações
Em casos parecidos como este, o médico orienta os pais a irem imediatamente para o hospital e não tentar retirar com os dedos. “Porque pode empurrar mais para dentro. Pode chegar na via aérea e o ideal é levar no pronto-socorro próximo de casa”, aconselhou.
Marlon Holanda falou que os pais precisam ficar atentos aos seguintes sintomas caso desconfiem que o filho engoliu algum objeto.
Saliva em excesso
Dificuldades para respirar
Dor para engolir
Choro
Em alguns casos, barulho ao respirar
“Se for um objeto metálico é feito um raio-X, que vai detectar onde está e feita uma endoscopia para retirar. Se for uma moeda que estiver no intestino, por exemplo, a gente deixa porque ela vai sair sozinha. Não tem risco de perfurar. Se tiver um pouco depois do intestino, o aparelho de endoscopia não chega. Nesse caso, retiramos no limite já, um pouco mais a gente não conseguia”, concluiu.
Reveja os telejornais do Acre