A educação inclusiva é um modelo de ensino que visa garantir que todos os alunos tenham acesso, participação e aprendizagem, independentemente de suas características, necessidades, habilidades ou diferenças.
A educação inclusiva é baseada na concepção de direitos humanos e na ideia de que igualdade e diferença são valores indissociáveis. O seu objetivo é promover a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas.
Para que a educação inclusiva aconteça, é fundamental a criação de redes de apoio que incluam professores, especialistas em educação especial, assistentes de sala de aula, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos escolares, famílias, colegas de classe, gestores escolares e especialistas em inclusão.
A educação inclusiva é um direito e um desafio. A sua implementação requer adaptações na gestão escolar, políticas públicas, estratégias pedagógicas, treinamento e capacitação de professores, envolvimento da comunidade e de outros profissionais do segmento educacional.